Agropecuária

Ministério da Agricultura amplia janela para o plantio de soja no Rio Grande do Sul

Na avaliação do deputado Alceu Moreira, mudanças atendem a todas as regiões do Estado

As tratativas pela ampliação da janela do plantio de soja no Rio Grande do Sul obtiveram um importante avanço nesta terça-feira (12). Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Agricultura (Mapa) assegurou a extensão do calendário em determinadas regiões do estado, permitindo melhores condições para o desenvolvimento da oleaginosa. O assunto já vinha sendo debatido nas últimas semanas entre o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) e o ministro Carlos Fávaro, com a participação de entidades do setor e órgãos técnicos.

Na avaliação de Alceu, as mudanças representam segurança para a cadeia e seus produtores. “Sabemos de toda a importância da cultura para o PIB do estado. O próprio ministro já havia admitido a necessidade de ajustes e, felizmente, chegamos a um resultado mais adequado”, considera o deputado, destacando o papel dos presidentes da Farsul, Gedeão Pereira; da Federarroz, Alexandre Velho; e do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, nesse processo.

A portaria publicada pelo Mapa também inclui modificações para Santa Catarina, Paraná e Rondônia. No caso do Rio Grande do Sul, a extensão do prazo para a semeadura abrange mais de 90 municípios, divididos em duas regiões: a primeira, de 1º de outubro a 18 de janeiro de 2024, contemplando 110 dias, e a segunda, de 1º de outubro a 28 de janeiro, possibilitando 120 dias. Os demais municípios permanecem com a vigência da janela até 8 de janeiro de 2024.

Como ficou o novo calendário do soja (Safra 2023/24):

Região 1
1º de outubro de 2023 a 18 de janeiro de 2024 (110 dias)
Aceguá, Alegrete, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Dom Pedrito, Herval, Hulha Negra, Itacurubi, Itaqui, Jaguarão, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Quaraí, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Sant’Ana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, São Borja, São Gabriel, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Tavares, Turuçu e Uruguaiana.

Região 2:
1º de outubro de 2023 a 28 de janeiro de 2024 (120 dias)
Água Santa, Barracão, Bom Jesus, Cacique Doble, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Canela, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Caxias do Sul, Ciríaco, David Canabarro, Esmeralda, Flores da Cunha, Gentil, Gramado, Guabiju, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ipê, Itati, Jaquirana, Lagoa Vermelha, Machadinho, Mampituba, Maquiné, Mato Castelhano, Monte Alegre dos Campos, Morrinhos do Sul, Muitos Capões, Muliterno, Nova Araçá, Nova Petrópolis, Paraí, Pinhal da Serra, Riozinho, Santa Cecília do Sul, Santa Maria do Herval, Santo Expedito do Sul, São Domingos do Sul, São Francisco de Paula, São Jorge, São José do Ouro, São José dos Ausentes, São Marcos, Três Forquilhas, Tupanci do Sul, Vacaria, Vanini e Vila Lângaro.

Fale com o Alceu

Cadastre-se para receber novidades