Projeto de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que confere título ao município, foi aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara Federal
Considerada destaque no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil quando o assunto é criação de ovinos, a comunidade de Capão Bonito do Sul se encaminha para receber mais um reconhecimento nacional. Nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei nº 2760/2022, de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) e que confere ao município o título de Capital Nacional do Churrasco de Cordeiro Mamão, foi aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em Brasília.
De acordo com o deputado Alceu, o objetivo é proporcionar ainda mais visibilidade às tradições locais — como a Feira de Ovinos — e milhares de visitantes para experimentar a gastronomia da cidade.
“A cor, o odor e o sabor guardam os valores culturais mais importantes para a humanidade, pois estão diretamente atreladas à cultura de cada canto do mundo. Em Capão Bonito do Sul não é diferente. Atendo a uma solicitação da comunidade”, afirmou o parlamentar.
Representante da Associação de Ovinocultores de Capão Bonito do Sul, o engenheiro agrônomo Thiago da Bracatinga reconhece a importância da iniciativa: “Se torna um incentivo para a nossa cidade e região, não tenho dúvidas”, declarou.
O texto parte para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, onde terá tramitação conclusiva, e em sequência segue para avaliação do Senado Federal.
📸 Anselmo Cunha / Especial
Confira a manifestação do deputado Alceu Moreira na Comissão de Agricultura