Atuação Parlamentar, Destaques, Mídia e Notícias

Alceu Moreira assume relatoria de projeto que cria fundo nacional da pessoa com deficiência


Texto propõe que recursos sejam reservados exclusivamente para financiamento de pesquisas, investimento em políticas públicas, entre outras ações

O Projeto de Lei nº 244/2023, que tramita na Câmara dos Deputados e cria o Fundo Nacional da Pessoa com Deficiência, conheceu nesta terça-feira (13) o seu mais novo relator na Comissão de Finanças e Tributação. Trata-se do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), líder do agro brasileiro no Congresso Nacional e um dos parlamentares mais dedicados à causa da inclusão e defesa dos direitos da PcD.

Pela proposta, os recursos do fundo serão reservados exclusivamente para o financiamento de pesquisas e projetos; investimentos em políticas públicas; entre outras ações de interesse social. Entre as fontes de arrecadação sugeridas pela matéria, de autoria do deputado Lula da Fonte (Progressistas-PE), estão:

1. Doações de pessoas físicas e jurídicas.
2. Dedução do Imposto de Renda (IR).
3. Percentual de 1% dos dividendos recebidos pela União a partir de empresas públicas e sociedades nas quais tenha participação.
4. Multas oriundas de crimes e infrações previstas no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

“Vou avaliar o projeto buscando ser célere na sua aprovação, sem dúvida alguma. Pretendo, inclusive, ouvir todos os atores envolvidos no processo para a possibilidade de aprimorá-lo. É dever desta Casa, como poder que representa a todos os brasileiros, zelar pela inclusão e pela igualdade de oportunidades”, afirma o deputado Alceu.

Neste ano, o parlamentar destinou cerca de R$ 3 milhões em emendas impositivas para a manutenção de 60 Apaes do Rio Grande do Sul. Ele já admite que elevará este número para 80 entidades atendidas a partir de 2025 e que estas serão contempladas, pelo menos, até o final desta legislatura.

📸 Jackson Ciceri/Divulgação

Fale com o Alceu

Cadastre-se para receber novidades