Portaria interministerial autorizou as atividades no Rio Tramandaí na última semana, após reivindicações da classe e do setor pesqueiro
Motivo de alívio para centenas de famílias pesqueiras do Litoral Norte, a publicação da Portaria Interministerial que autoriza a pesca do camarão na Bacia do Rio Tramandaí, na última terça-feira (04), foi celebrada pelas lideranças políticas da região. O assunto mobilizou a comunidade local, que intensificou as reivindicações pela liberação da atividade, considerada essencial para a economia e a geração de renda dos pescadores.
Na avaliação do deputado federal Alceu Moreira (MDB), que chegou a comunicar oficialmente o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, embora a decisão do governo pudesse ter ocorrido antes, será fundamental para que os pescadores garantam uma grande safra e, sobretudo, o seu sustento.
“Com toda a certeza, a portaria poderia ter vindo antes, mas é motivo para festejar. São cerca de 2 mil famílias que estavam impedidas de trabalhar, mesmo com todos os indicativos de que a safra já estava desenvolvida para a pesca”, afirma.
Na mesma linha, o deputado estadual Luciano Silveira (MDB) atribui o resultado à pressão política e de toda a sociedade: “Não fosse pela representatividade que a região possui e a pressão para que essa deliberação fosse assinada, talvez os pescadores ainda estariam esperando. Seguimos trabalhando para promover a dignidade da nossa gente. Vitória de todos!”, comemora.
O assunto também repercutiu entre os prefeitos Ique Vedovato, de Imbé, e Juarezinho Marques, de Tramandaí, que desde o início se somaram às mobilizações:
“Lamentamos a morosidade do governo federal em conceder as liberações. Não fossem os esforços somados à pressão e às manifestações constantes dos pescadores, talvez não teríamos essa licença em mãos”, destaca o prefeito Ique, que também preside da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte).
“Isso mostra o quanto a articulação política e a pressão certa no momento certo fazem a diferença. Sem dúvidas, esse é o resultado de um trabalho sério e comprometido para defender quem vive da pesca e movimenta a economia local”, complementa o prefeito Juarezinho.
📸 Jackson Ciceri/Divulgação